sábado, outubro 30, 2010

Como fazer um culto infantil mais dinâmico?

Decida um formato

É necesário ter um pouco de rotina: ajuda as crianças a se sentirem à vontade e anteciparem o que vem depois. Mas, você não precisa ser rígido, nem fazer exatamente a mesma coisa todas as aulas. Varie as brincadeiras, músicas, tenha datas especiais com uma estrutura de atividades
completamente diferente. Por exemplo, o seu formato básico poderia ser assim:

Cumprimentos: diga “Bom Dia! Olá! Como vai?”. Cumprimente cada criança pelo nome, sorria, demonstre prazer em recebê-las. Você pode fazer uma chamada como na escola, mas ao invés de cada criança dizer ‘presente’, para cada dia você terá um tema “hoje quando eu chamar o seu nome, você vai me dizer a sua cor favorita”. Ou você pode ter um quadro onde cada um cola um adesivo ao chegar.

Música: intercale cantos conhecidos com outros novos (se você só usa cantos novos, as crianças se sentem frustradas; se você só usa os mesmos, fica cansativo. Intercalar cantos que conhecidos com um ou dois novos, é mais interativo).

Oração: é importante que as crianças se habituem a orar. Alterne: as vezes um adulto ora; às vezes uma ou mais crianças oram. Faça orações em círculo, de mãos dadas; individuais, cada um na sua; em silêncio ou em voz alta. Introdução ao tema: pode ser uma música, uma brincadeira, uma conversa… Mostre algum objeto que irá aparecer na história, pergunte sobre as experiências das crianças sobre o tema da história (por ex.: quem já foi pescar? no dia em que você vai falar da pesca maravilhosa)

Tema: pode ser por dia ou pode ser um tema por mês/bimestre com várias histórias e atividades interligadas. É muito importante que você escolha uma forma apenas para apresentar o tema: Conte a história ou faça um jogo ou dinâmica, etc… Depois que você aprensentar o tema, dê uma chance as crianças de responderem, assimilarem, trabalharem por si mesmas o conteúdo. Isso pode ser uma conversa ou como descrito abaixo. Resposta ao tema: pode ser arte, trabalho escrito, jogo. Dê oportunidade às crianças para que recontem a história nas suas próprias palavras ou de que respondam ao tema com expressão artística.

Encerramento: com oração, bênção e envio. Você precisa terminar o dia; é muito importante dar um fim claro às atividades, demonstra respeito, não só a Deus e às atividades que você preparou como às crianças.

Despedida: Faça deste um momento agradável e informal. É neste momento que você conversa com os pais, diz a eles o que os filhos fizeram durante o dia, elogia um bom comportamento e a participação. Dê uma atenção também as crianças, diga que você gostou que elas vieram e que gostaria de vê-los novamente no próximo domingo. Quem sabe algumas vezes você prepara um suco com biscoitinhos e promove um rápido papo para integração das famílias.
Varie!

SUGESTÕES

  • Faça um jogo para ver se todos sabem os nomes uns dos outros;
  • Traga instrumentos musicais para as crianças acompanharem o canto (chocalhos, triângulos e coquinhos todos podem usar);
  • Traga um CD com o playback das músicas ou com a história do dia;
  • Conte a história usando fantoches; usando flanelógrafo; usando objetos; usando livro; outra só com a sua voz e gestos. Monte um teatro, jogral ou encenação (com as crianças ou com os pais e avós para contar a história);
  • Não conte história alguma: faça uma dinâmica de grupo ou brincadeira que leve as crianças a pensar sobre o tema do dia ou sobre o que o texto bíblico quer dizer (isso funciona melhor com crianças acima dos 8 anos);
  • Promova uma festa, talvez com os pais junto. (faça uma Noite do Pijama convide as crianças para uma atividade de 2 dias (sábado e domingo) num local onde dê para acomodá-las, levarem colchonetes para dormirem, com alguns pais e voluntários para tomar conta, providenciar lá mesmo: café da manhã, almoço, lanche e jantar e de lá sair para irem embora direto para o culto de domingo na igreja);
  • Convide as criancas para orarem; Dê diretrizes: cada um vai falar ‘obrigada por…’ e depois ‘Deus abençôe…’). Envolva as crianças na bênção: existem inúmeras cantigas simples e versinhos, como: “Deus te abençôe” – cada um coloca a mão sobre a cabeça do vizinho; “Deus te proteja” – cada um coloca a mão sobre os ombros do vizinho; “Deus te dê a paz” – as pessoas se abraçam (se estiver fazendo isto em círculo, é só passar o braço na cintura do vizinho e espremer o círculo em direçãoo ao centro);
  • Saia da sala de aula. Vá para o jardim (cuidado que é mais dificil manter a atenção!) ou para a igreja, ou mesmo para a cozinha (desde que não esteja sendo usada para mais nada).
Vá com calma!

Não adianta querer usar todas as sugestões acima no mesmo dia. Escolha uma para cada encontro, ou escolha uma por mês para experimentar. Use aquelas que você gostar com mais frequência, mas não tenha medo de testar uma ou outra novidade.

Divida o trabalho, sempre tem talentosos perto de você.

Faça um “banco de talentos” – descubra o que as pessoas gostam de fazer. Num grupo de professores, tem excelentes musicistas, tem boas contadoras de histórias, tem uma voz doce que sempre acalma aquela criança que está chorando e as mais jovens tem energia para correr e brincar! Faça um rodízio entre as pessoas, se você trabalha em duplas, tente alternar as duplas. Descubra também outras pessoas que podem ajudar neste departamento. Pode até ter um senhor que poderá fazer uma boa reforma nas cadeiras pequenas e mesa. Um artesão ou artesã que poderá fazer um flanelógrafo (velcrômetro) ou um palco para fantoches, fantoches de materiais reciclados e outra pessoa poderá trazer e cuidar das plantas em frente às salas de aula.

Ore, ore, ore…

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