domingo, outubro 24, 2010

Auto-Avaliação do Professor de Escolinha Dominical

Suas atitudes, decisões e ações em sala de aula são essenciais para criar um ambiente agradável e motivador.

Ao responder com a máxima honestidade esse teste, você vai descobrir:

Se está colocando lenha na fogueira da motivação dos alunos ou despejando baldes de água fria.

ATENÇÃO: Assinale, no máximo, duas alternativas em cada questão, com exceção do item 4, no qual você poderá escolher todas as alternativas verdadeiras para o seu caso. Ao final, consulte o gabarito, some os pontos que você fez e veja em qual faixa você se encontra.

1 - A aula vai começar. Assinale a frase que melhor traduz o que primeiro vem à sua mente.
a -"Será que vou ter forças para sobreviver até o final do semestre nessa Escola Dominical ?"
b - "Não vou tolerar aluno bancando o engraçadinho na sala de aula. Se eles querem guerra, então vão ter!"
c - "Tomara que esta semana seja bem melhor que a anterior."
d - "Preparei um monte de desafios interessantes para as próximas aulas. Estou orando para que eles gostem.

2 - Marque os comentários que mais correspondem ao que você, em geral, sente por seus alunos.
a - "Gostaria que fossem para outra igreja."
b - "A maioria é boa, mas alguns não querem nada com nada."
c - "São muito diferentes, fazem coisas que às vezes me emocionam e outras me entristessem, mas gosto muito de todos eles".
d - "Procuro compreendê-los."

3 - Assinale as afirmações que você poderia fazer , em relação ao conteúdo que ministra.
a - "Domino completamente o conteúdo e a metodologia e não preciso aprender mais.
b - "Estou sempre interessada em aprender e aperfeiçoar o domínio do conteúdo e da metodologia.
c - "Muitas vezes preciso ensinar coisas que estão no programa que não tenho interesse e não sei qual a aplicação na vida real.

4 - Assinale todas as afirmações que você poderia fazer em relação às suas atitudes durante as aulas.
a - Procuro estimular os alunos a participarem da aula.
b - Estou sempre disposto(a) a ajudar.
c - Tenho dificuldades em criar um ambiente descontraído.
d - Faço com que os alunos compreendam que errar faz parte da aprendizagem.
e - Não costumo aceitar decisões da classe.
f - Antes de dar a minha opinião, escuto as dos alunos.
g - Na maior parte do tempo, a palavra está comigo. Raramente faço perguntas, desafio os alunos com problemas ou os estimulo a agir.

5 - O que você sabe sobre os seus alunos ?
a - O nome dos que mais se destacam.
b - Características gerais, como nível sócio-econômico e cultural das famílias.
c - Seus principais interesses, sonhos e preocupações.

6 – Um irmão conta que, antes de iniciar a aula, reserva alguns minutos para uma "roda de testemunho", para que os alunos tenham a oportunidade de contar o que o Senhor fez na vida deles durante a semana. Você:
a - pensa : "Quanta perda de tempo! Desse jeito nunca vai conseguir ministrar todo o conteúdo".
b - pergunta: "E qual o objetivo disso, em relação ao conteúdo?
c - pergunta: "E como você utiliza, na sua aula, as informações que os alunos trazem para essa roda de testemunhos?".

7 - Você vai começar a trabalhar um novo tema com os alunos. Como procede?
a - Explico o assunto da forma mais clara possível.
b - Faço perguntas para descobrir o que os alunos já sabem sobre o assunto.
c - Procuro relacionar o assunto com a vida cotidiana e com os interesses da turma.

8 - Assinale o tipo de estratégia que você mais freqüentemente utiliza em sala de aula.
a - Exposições orais, cópias e ditados.
b - Trabalhos em grupo e estudos dirigidos.
c - Projetos que encorajam os alunos a resolver problemas e/ou a fazer algo interessante, utilizando os conhecimentos adquiridos.

9 - Ao entrar na sala, você percebe que o ambiente está sujo e desarrumado. Que atitude toma ?
a - Nenhuma. O importante é começar a aula o quanto antes.
b - Chama alguém da superintendência ou o responsável pelo setor para mostrar o estado deplorável da sala e tomar providências.
c - Pergunta aos alunos o que aconteceu e, depois de ouvi-los, rapidamente organiza com eles o espaço.

10 - Assinale os recursos que estão à disposição dos alunos e que você utiliza regularmente.
a - Quadro negro e giz.
b – Bíblias e outros materiais diferentes, incluindo joguinhos bíblicos e materias de sucata ou para montar.
c - Livros, dicionários, jornais e revistas.

11 - Você utiliza os resultados das avaliações:
a - verificando quais alunos estão com desempenho abaixo da média e providenciando medidas de recuperação.
b - elogiando os melhores alunos e deixando bem claro aos demais o quanto são incapazes.
c - mostrando o quanto os alunos avançaram e convidando-os a comparar os resultados obtidos com as metas estabelecidas.

GABARITO E RESULTADO
Q.:A B C D E F G
01 0 0 1 2
02 0 0 2 1
03 0 1 0
04 1 1 0 1 0 1 0
05 0 1 2
06 0 1 1
07 0 1 2
08 0 1 2
09 0 1 2
10 0 2 1
11 1 0 2

Resultados:

Menos de 13 pontos: Água Gelada: Alerta vermelho! A desmotivação está colocando em perigo sua realização pessoal e a aprendizagem dos alunos.

Entre 14 e 21 pontos: Vento na Fogueira: Você faz o possível para estar atento às necessidades dos alunos e apresentar a eles objetivos e tarefas que lhes permitam satisfazê-las.

Mais de 21 pontos: Gasolina Pura: Parabéns! Você ama o que faz, e seus alunos estão descobrindo o prazer de nunca perder a motivação de aprender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário